Pelo PS Alvalade

Pelo PS Alvalade é o blog de suporte à candidatura à Secção de Alvalade do PS-Lisboa. Esperamos assim contribuir a discussão das nossas ideias e para que os nossos militantes se sintam mais informados.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Ao amigo Manuel.

Li com atenção o post de hoje no blog dos camaradas da Lista B.

Como nota introdutória, continuo sem perceber como os textos no blog da Lista B não são publicados pelos autores, mas sim pelo administrador da página Paulo Ferreira. Penso que a desculpa de questões de impedimento tecnológico não tem qualquer fundamento, os blogs são feitos para serem escritos por várias pessoas, assim como a explicação de as pessoas não sabem mexer nas novas tecnologias, porque com o Manuel, essa não pega!

Prezo bastante o Manuel, assim como pelos vistos ele a mim, mas ao contrário do seu pensamento em relação a mim, penso que ele tem posições políticas com as quais me revejo muitas vezes. No entanto nem sempre. Esta é uma delas.

O Manuel que esteve na Lista C na primeira volta, resolveu agora exprimir publicamente o seu apoio à Lista B. Está no direito e confirma mais uma virtude: Não esconde as suas opiniões. No entanto devia ter sido mais claro e baseado a sua opinião, em factos mais consistentes.

O camarada afirma que os problemas da secção continuam “os mesmos problemas que tinha há cerca de três anos”, acusando este secretariado de falta “transparência do funcionamento”, de a Lista A representar “o poder instalado”, de não ser uma lista “renovada”, nem ter um “programa renovado”.

Bom em primeiro lugar meu caro Manuel os problemas não são de todo os mesmos. Há 3 anos atrás a secção mal reunia. Ou quando reunia fazia-o num “buraco” no Lumiar. Há 3 anos o secretariado funcionava com 3 ou 4 militantes – este teve 7 elementos até ao fim do mandato. Não havia reuniões com pessoas como a Ana Gomes, o António Vitorino ou o João Soares (talvez não saibas, mas o João Soares confessou-me nessa noite que não ia a uma reunião da secção fazia anos…). Mais, há 3 anos atrás não havia página de Internet da secção. Não havia comunicação via e-mail. Como vês muita coisa mudou!

Ainda sobre a falta de clareza nos “processos de actuação e de decisão” e referindo-me também ao “mais poder aos militantes na escolha dos candidatos autárquicos” que hoje recebi, deixa-me te dizer que todos os cabeças de lista e respectivas listas às Juntas de Freguesia foram escolhidos pelos militantes. Todos. Eu próprio só acompanhei o processo de São João de Brito, onde uma camarada chegou mesmo a propor o meu nome para cabeça de lista, e onde o nome do Orlando foi escolhido por consenso, após mais uma recusa de uma nossa camarada.
Isto não é dar voz aos militantes? Não é isto alterar a prática politica?
A mim, e a mais alguns camaradas, parece-me que é.

Mas apesar disso as críticas de que somos alvo, são as mesmas que se fazem aqueles que nada fazem. Isto é, apesar de a prática que apontas no passado, se ter alterado, criticas a nova prática com os mesmos argumentos, que utilizavas no passado. Só que antigamente eram válidos, mas agora já não são!
Assim sendo, não estás no fundo a ser igual aqueles que antigamente criticavas?

Sei que este apoio tem razões diferentes e mais ligado com outros combates que se seguem no partido. Mas aqui mais um erro e duplo. Primeiro confundir estas eleições com umas primárias para a Concelhia. Depois considerar que a Lista B está com determinada candidata e que a Lista A está com determinado candidato. O que vai acontecer meu caro é a história do clube do Cebolinha e da Mónica. O Cebolinha fundou um clube e colocou um cartaz à porta dizendo “Menina não entra”. Sabes o que fez a Mónica: fundou o seu próprio clube e colocou o cartaz “Só para menina!”

Lanço ainda um apelo à Lista B, caso vença estas eleições. Para que não altere a prática politica actual na secção!

Pois caso o faça, voltamos a não ter reuniões com os militantes com base regular, deixamos de ter reuniões com autarcas e estes deixam de ir às assembleias de freguesia, deixamos de respeitar os militantes como indivíduos e com direito à diferença, e voltamos a ter monólogos do secretariado para os militantes.

Pelo PS Alvalade
Um Partido de Cidadãos

PS: Deixei um comentário no teu texto no blog da Lista B para ser aprovado. Agora é como aquela publicidade: “O algodão não engana”.

PS2: Antes de publicar este texto telefonei ao Manuel, que obviamente aceitou a que a resposta fosse publica. Mais uma vez a atitude esperada e de um grande homem.


1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home